Serra e Dilma empatados em pesquisa eleitoral para Redes sociais

Durante uma semana foram pesquisados os usuários de redes sociais para detectar a intenção de voto dos internautas para o segundo turno das eleições presidenciais. Falou-se muito sobre essa campanha ser influenciada pelas novas mídias, mas ainda é cedo para saber se no Brasil a internet ajudou ou atrapalhou nessas eleições. Veja aqui o resultado dessa pesquisa inédita.

Abaixo o resultado e análise da pesquisa eleitoral de segundo turno para candidatos à presidência 2010.

Realizei aqui a primeira pesquisa eleitoral para redes sociais para acompanhar a intenção de voto dos usuários de Twitter, FaceBook e leitores de blogs em geral. Por sem um público mais atuante na internet, poderíamos assim tentar captar a visão que estes têm dos candidatos a partir da intenção e movimento dos votos.

Foram 3 momentos de pesquisa.

1. Primeiro a pré-eleitoral onde conhecíamos apenas a intenção dos supostos candidatos: “E como a internet influenciará as eleições presidenciais 2010 no Brasil?”. Nesse ponto a pré-candidata Marina Silva surpreendeu com 45% das intenções, seguida pelo Serra em 38% e a Dilma com míseros 12%.

2. A segunda pesquisa já foi durante o primeiro turno das eleições presidenciais. Os nomes de todos os candidatos já estavam definidos e a campanha iniciada. Para ver os dados completos, leia: “Resultado da pesquisa eleitoral Presidencial para redes-sociais”. Nessa vimos o Serra com 34%, seguido de Marina Silva com 30% e Dilma na lanterna com 24%, daquelas intenções.

Claramente a Dilma mantinha um alto índice de rejeição entre o público pesquisado nesses dois momentos iniciais. O que vimos ao final do primeiro turno quem, Dilma e Serra passaram ao segundo momento do pleito com 46,9% e 32,6% respectivamente.

Por fim temos o resultado dessa terceira pesquisa, feita agora para verificar o movimento dos votos dos internautas pesquisados, visando o segundo turno entre Dilma e Serra.

3. Responderam à esta última pesquisa, 481 pessoas e os gráficos ficaram assim:

pesquisa-resultado1

Vemos aqui praticamente um empate, mas também um crescimento significativo da candidata Dilma do PT. A diferença foi de apenas 3 votos, menos de 1% real dos votos. Serra tem 48% e sua adversária segue na cola com 47%. Brancos, nulos e indecisos somam 6%.

Fica evidente que a candidata do PT teve um grande avanço no eleitorado digital. Serra não ficou para trás, o que provocou o empate.

Também perguntamos sobre a região, idade e sexo dos que participaram da pesquisa, conforme os gráficos que seguem.

pesquisa-resultado2

Lembrando que essa é uma pesquisa de amostragem e seus dados não podem ser generalizdos ou comparados com outras pesquisas por usar critérios e métodos difíceis de repetir.

One comment

  • Ana Barcellos

    Interessante, eu achei que o Serra pudesse até ganhar nessa pesquisa.
    Digo isso considerando a amostra, que não é apenas de “usuários de redes sociais”, mas de “usuários de redes sociais que de alguma forma, mesmo indireta, têm relação com o SEU trabalho”.
    Ou seja, é um público mais restrito.
    Agora pensei uma pergunta interessante que me ajudaria nessa análise:
    “Está acessando de onde?” PC pessoal, notebook, celular, trabalho, lan house, outros.
    Posso estar enganada, mas eu acho que a maior parte dos respondentes é de uma classe socio-cultural muito específica, e, naturalmente, com sua ideologia específica, o que explicaria um maior percentual do candidato de centro-direita.

Deixe uma resposta