Resultado da pesquisa eleitoral Presidencial para redes-sociais

Entre os dias 9 e 15 de setembro, promovemos aqui uma pesquisa eleitoral com o objetivo de observar a intenção de voto dos usuários de redes-sociais, como o Twitter e FaceBook. Seguindo um modelo e metodologia novos, queriamos saber em quem pretendem votar para presidente esse tipo de eleitorado. Não é tipo de pesquisa convencional, daí a dificuldade para analisar os números, então deixo a critério e opinião de quem quiser contribuir nos comentários.

Só foram contabilizadas as participações com emails válidos. Usamos o email como forma de identificar as pessoas e validar as participações individuais. esses dados não serão divulgados nem usados.

Não sou estatístico, então os gráficos são os laborados automaticamente pelo serviço do Google Docs – de onde fizemos a pesquisa em forma de enquete. Não é possível delimitar a amostragem correta que essa pesquisa representa, pois sua divulgação se restringiu à capacidade e alcance da minha conta do Twitter, Facebook e do post deste blog. A meu ver pode representar a população majoritariamente de classes B e C, com mais acesso a informação, com uso mais constante da internet (especialmente dos recursos de troca de informação em tempo real). A maioria que respondeu é da região sudeste e com faixa etária significativamente jovem.

Foram 438 participações válidas e computadas. A diferença entre os 3 principais candidatos não passou dos 10%, tendo Serra com 34%, Marina 30% e Dilma 24%. Apareceram com intenção de voto também o Pínio com 5% e, tanto o Eymael quanto o Levy receberam 1 voto cada, não atingindo nem mesmo 1%. Brancos, nulos e indecisos somaram 6%.

Segue imagem dos gráficos.

Não sei analisar o que significam esses dados todos, então deixo a critério de vocês e dos comentários.

Conforme explicado no post da pesquisa, essa pesquisa não foi registrada no TSE, mas seguiu as regras do tribunal. Como foi uma pesquisa independente e de pessoa física, entendi que a obrigatoriedade do registro não se aplicaria nesse caso.

Link do post onde foi feita a pesquisa: Em quem você votará para Presidente? Pesquisa em Redes-sociais

9 comments

  • Camilo Aparecido de Almeida

    Bastante interessante este tipo de pesquisa ,gostei serve como parametro para o eleitor saber mais sobre o seu candidato ,meus parabéns .

  • Renan Horan

    Fiquei surpreso com o resultado da Marina Silva. Considerando que essas pesquisas Ibope, DataFolha entre outras entrevistam cerca de mil a duas mil pessoas acredito que sua pesquisa teve ótimo alcance.

    Acredito que os resultados mostram que os “Interneteiros” são muito mais comprometidos com o meio ambiênte do que se imagina e muito menos influenciados pela mídia.

    Mas o resultado vemos mesmo é somente no dia.

    Parabéns!

  • Rodrigo Pereira

    Essa pesquisa deixa claro a força que a Dilma tem no Norte e principalmente no Nordeste.

    OBS: Seria maravilhoso se tivesse um segundo turno entre Dilma e Marina.

    Abraço.

  • Alison Almeida

    Com essa pesquisa pôde-se provar que as pessoas com acesso a informação. São pessoas que votam em Serra ou Marina, pois é através dessas informações o leitor se torna mais consciente a respeito do voto a ser tomado, a decisão certa.

    • Marcos Lemos (@hordones)

      Alison,
      Na verdade não dá pra “provar” isso não. Essa pesquisa não mede qualitativamente a informação que as pessoas têm. E, supostamente, todos temos acesso à informação na mesma proporção: uns usam mais esse acesso que outros.
      Como eu disse, essa pesquisa é pontual e precisa de mais dados do que os que coletei para tirarmos conclusões mais exatas.
      E não podemos descartar a proximidade numérica dos 3 principais candidatos.

  • João

    Engraçado como essa pesquisa se mostrou um pouco diferente daquela que passa na rua perguntando todo mundo e que nunca me perguntou nada.

    Mas, ainda assim. É ruim ver alguém que tem ideias boas, mas nunca teve fama no cenário político não ser cotado para presidente. Que vença a democracia, então.

  • Luis

    Muito boa a pesquisa,porem acredito que quem ganhará de lavada no 1° turno será dilma

  • Thadeu

    Marcos, discordo do seu último comentário. Ter acesso a Internet, muita gente tem. Eu gerenciei uma Lan House bastante movimentada onde a maioria dos usuários eram bem humildes e nos meus relatórios de acesso 80% do uso era com Orkut, o restante dividia-se entre pesquisas escolares, concursos etc. Fora que há uma grande quantidade de analfabetos digitais, que, mesmo tendo algum tipo de acesso, não sabe usar. Acho que as pessoas que visitam teu blog, ou usam Twitter e Facebook, na média, são sim pessoas mais bem informadas e, principalmente, mais interessadas em ser informadas.

  • Pingback: Em quem você votará no Segundo Turno? Pesquisa eleitoral para Redes-sociais | Lemos Ideias

Deixe uma resposta