Quando as crianças abandonaram a infância?

Eu entendo que os tempos são outros, evoluimos, crescemos e a técnica, o mundo moderno nos deram novas perspectivas. Mas, desde quando a infância foi estirpada de nossa sociedade? Fala-se tanto do estatuto da criança e do adolescente para grantir o direito deles e acho justo. Mas não tem nada lá que obrigue que criança TEM QUE SER CRIANÇA? Eu sou do tempo (anos 1980, nem tanto tempo atrás) em que as meninas brincavam de bonecas e os meninos de carrinhos…

Mas o que temos hoje em dia é uma infância falsificada, repleta de consumismo e adultização (acho que a palavra não existe) das crianças – queremos ou fazemos delas mais adultas. A infância que deveria durar até uns 12 anos, depois vir a adolescência e em seguida a juventude, pra só depois dos 18-21 anos sermos chamados de adultos, todo esse período está sumindo.

Matéria do Fantástico do domingo 19/09/2010, com o tal “Reporter por 1 dia”, teve a participação de uma atriz mirim, que ao invés de falar do mundo de uma criança (que ela deveria ser, por ter apenas 11 anos), falou do mundo de adultez e maquiagens de crianças que não sabem mais o que é brincar de bonecas. Assita:

Eu fico triste, muito! Não se pode mais ser criança? Ninguém fica assutado com esse tipo de coisa e vão querer me dizer que é normal. Normal?

2 comments

  • Dayse Fashion

    Eu assisti essa matéria e me deu desgosto em ver que na época em que eu tinha 11 anos, eu gostava de colecionar figurinhas de balas,brincar de Barbie e de massinha de modelar,e hoje em dia (apenas 7 anos depois,veja só!) as garotas de 11 anos querem mais é viver na maquiagem e no msn/orkut,o dia inteiro.Muito triste…

  • Nossa, é uma pena mesmo… “o que os meninos acham disso?” meu Deus, elas não tem idade para namorar, o que os meninos acham disso o !@#$%¨¨&*

Deixe uma resposta