Não vou participar (não participei) da Hora do Planeta

Acho louvável toda forma de manifestação que nos ajude a refletir sobre o impacto da humanidade na natureza, especialmente se nos serve para mostrar que não somos “donos do mundo” ou que a natureza está aí para nos servir eternamente. Mas não vou participar da Hora do Planeta desligando uma lâmpada ou todas da minha casa. Acredito que o problema é bem maior e que nós, consumidores finais, somos a menor parte do real impacto global no aquecimento Global.

Para quem não sabe do que se trata a Hora do Planeta, segue link: http://www.horadoplaneta.org.br/

Só pra lembrar: a Campanha da Fraternidade 2011 da CNBB esse ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta!”. Recomendo a leitura do texto base da campanha para pensarmos ações concretas de mudanças.

Eu sei que esta é apenas uma manifestação de protesto, que não visa economizar energia e seu objetivo maior e conscientizar as pessoas para os problemas globais do aquecimento. O problema afeta a todos nós, até mesmo os que o ignoram.

Penso que esse tipo de ação só serve para mostrar que desconhecemos o real tamanho do problema e é reflexo das pseudorevoluções da era da internet.

Explicando melhor: Estamos num momento em que as pessoas acreditam que basta um tweet (mensagem de 140 caracteres no Twitter) para promover mudanças ou aliviar sua consciência diante de problemas graves. Esse não é o modelo de “ação” que realmente promove mudanças e nossa juventude está aprendendo a fazer “revoluções de sofá”. Sentamos no conforto de nosso lar, diante de computadores avançados e nos “importamos” como o resto do mundo, enviando mensagens solidárias via redes sociais.

É como acreditar que estamos ajudando o Japão/Haiti, quando divulgamos campanhas da Cruz Vermelha ou do Médicos sem Fronteira. Prefiro quando as pessoas saiam às ruas para pressionar governos, para países e promover greves. Um bom exemplo disso: A Líbia é um país que sofreu 30 anos na mão de um ditador (que tinha apoio da Europa e dos EUA) e quase ninguém da população tem acesso à internet. Assim, a “revolução de sofá” ainda não chegou por lá. Entende!?!

Um vídeo chamado “A História das Coisas” é perfeito para ilustrar melhor o ponto em que quero chegar. Assista abaixo ou clique no link para fazer o Download do vídeo e guardar para você (http://sununga.com.br/HDC/):

5 comments

  • Letícia Alves

    Eu concordo com você e penso que as midias sociais podem auxiliar, mas as pessoas que tem que realmente agir, fora dos 140 caracteres ou do botão curtir.
    Também não participei e não vou participar. Grande abraço, Letícia

  • Luiz Matias

    A hora do planeta quer chamar atenção para o aquecimento global, só desligar as luzes durante os 60 minutos não adianta nada.
    Mas toda ação que visa ajudar o meio ambiente é válida, a forma como se tem discutido o assunto meio ambiente durante esses dias anteriores à hora do planeta já é algo que deve ser notado.
    Uma atitude que começou pequena e hoje chama a atenção do mundo todo para o aquecimento global não é uma “revolução de sofá” e sim uma mobilização mundial em prol do meio ambiente.

    Sei que muitos irão desligar as luzes essa uma hora e depois estarão poluindo cada vez mais, só que só de chamar a atenção por pouco que seja para essa causa já torna a hora do planeta uma grande coisa e não uma “revolução de sofá”

  • Mark Zuckerberg

    Cara, ´tá certo que o problema é maior, mas também custa nada apagar a lampada ¬¬

  • Laila Garcia

    Perfeito!
    Tirou as palavras da minha boca!
    Cara, eu já simpatizei contigo qnd vc me ensinou a usar o twitter (sim, vc me ajudou a entender aquela joça), agora eu te venero, amigo! E ainda citou o ‘história das coisas’ (que, por sinal, eu n sabia q tinham dublado)!

    Parabéns, vc é foda! =D

  • elisomar

    Vocês vão tudo morre se não procurar salvar o mundo. A poucos dias estava lendo sobre 2012 e profecias, antes não acreditava mais hoje é outra historia, faz mas de meses que estou lendo e comprovando o que ja sabia. Até os cientistas sabem o que vai acontece e ainda explicam – No dia 21 do 12 do 12 vai ocorre o alinhamento de todos os planetas e babababa. SE NÃO PROCURAR CUIDAR DO NOSSO PLANETA – NA VERDADE EU ACHO QUE JÁ TÁ TARDE PARA ISSO, MAS NÓS PODEMOS TENTAR!

Deixe uma resposta