Em quem você votará no Segundo Turno? Pesquisa eleitoral para Redes-sociais

Estamos diante de um segundo turno nas eleições presidenciais, que acontecerá no dia 31 de outubro (2010), entre os candidatos Dilma e Serra. Como fizemos aqui para o primeiro turno, agora queremos fazer mais uma pesquisa eleitoral voltada para o público usuário de redes-sociais. É um simples questionário que leva menos de 30 segundos para responder e poderá nos dar um cenário de como pensa o eleitor que troca informações na internet.

A metodologia e os critérios usados estão logo abaixo do formulário. Você precisa responder todos os 5 campos para validar sua participação. Seus dados serão mantidos em sigilo total. O resultado será divulgado aqui mesmo no LemosIdeias.com no dia 26/10/2010 (terça-feira).

Data de início da pesquisa: 19/10/2010.
Data final da pesquisa: 26/10/2010.

Essa é uma pesquisa de amostragem que visa recolher dados de intenção de voto para o cargo majoritário de Presidente da República do Brasil, referente ao Segundo Turno a ser realizado em 31 de outubro de 2010.

Esta é uma pesquisa independente, realizada por Marcos Lemos do blog [ FerramentasBlog.com ]  e LemosIdeias.com, e não representa nenhuma sigla partidária ou coligação, nem mesmo empresas ou entidades.

O método dessa pesquisa é a divulgação da mesma pelas redes-sociais digitais, onde as pessoas podem livremente participar dizendo de sua intenção. Os dados pessoais recolhidos não serão divulgados de nenhuma forma, nem serão usados ou comercializados, servindo apenas para individualizar as participações.
Segue o modelo de amostragem, no caso uma amostragem do eleitorado usuário de redes-sociais digitais como o Twitter e FaceBook, bem como leitores de blogs variados. Essa pesquisa não pretende ser representativa do total do eleitorado brasileiro e só corresponde à intenção do grupo que responder, ou seja, o resultado não pode ser generalizado.

Os resultados obtidos serão divulgados no blog http://www.lemosideias.com/.

Obs.: Segundo resolução do TSE no. 23.190, entendo que apenas entidades e empresas (pessoa jurídica) são obrigados a registrar suas pesquisas. Essa é uma pesquisa feita por pessoa física e não se enquadra nos limites da resolução estabelecida.

Não foi investido nenhum valor monetário. Esta pesquisa não foi encomendada por ninguém ou nenhuma empresa ou entidade. Esta pesquisa tem custo estimado em R$ 0,00 (zero reais) e não será comercializada/vendida para nenhum órgão, empresa, entidade ou mídia, nem partido político.
Sou o único responsável pela coleta de dados e a divulgação dos resultados, segundo o uso do sistema Google Docs, cujos gráficos é que serão usados para exibir os dados aqui colhidos.

32 comments

  • Edmar

    Marcos,

    Tecnicamente não se trata de uma pesquisa imagino, porque acho que você não está prevendo fazer ponderações dos resultados coletados segundo a estratificação do eleitorado ou da população brasileira. Se houvesse esse segundo passo, que dependeria de você dispor de dados do TSE e do IBGE, então sim, poderíamos falar em pesquisa eleitoral. O exercício que você está promovendo, muito válido e importante, consiste em uma enquete, que não precisa ter resultados registrados no TSE.

    Parabéns pela iniciativa.

    Um abraço.

  • volmir

    Espero que a Dilma ganhe esta eleição, pois só assim acredito que é possível o Brasil seguir avançando.
    O Serra significa a volta da oligarquia de são paulo e minas, aqueles que venderam nosso país enquanto estavam no governo. Não é possível pensar na volta do arrocho salarial, da inflação alta, na falta de investimentos na área social, nas privatizações e outros.

  • Carla

    O Governo do PT significou avanço em todas as áreas, na habitação, onde nunca foi tão fácil adquir a casa própria, hj muitos estão na universidade graças ao ProUNI e tantos outros projetos que conseguiram fazer com que milhões de brasileiros tivessem acesso a dignidade, coisa que antes era direito somente dos ricos que o governo do FHC e Serra ajudavam.
    Dilma significa avanço, crescimento, continuidade, e da-lhe 13!!!!!

  • iva

    DILMA REPRESENTA JUSTIÇA SOCIAL ONDE OS MENOS FAVORECIDOS TEM A CHANCE DE CONQUISTAR SEUS DIREITOS BÁSICOS ,ESPECIALMENTE A CASA PRO´PRIA,É O SUFICIENTE PARA NÃO TERMOS DÚVIDA DE NOSSO VOTO.ACREDITO NA VITÓRIA

  • Tânia

    Dilma também. Vamos que vamos.

  • Jucelino

    Como se diz no futebol, time que tá ganhando não se mexe, dia 31 é 13 Dilma!

  • umbelina

    Dilma pode não ser o ideal …mas Serra? fala sério!!! sou professora fora PSDB

  • Alexandre de Oliveira Arruda

    Impressionante o salto qualitativo no que respeita aos candidatos, refiro-me ao Serra, à Dilma (minha candidata!) e a Marina (Ah! Esta roubou a cena!)… Diferentemente de anos atrás, quando nos empurravam goela abaixo (literalmente) candidatos que sequer dispunham do mínimo de condições para nos representar. Estivesmos a rejeitar o Lula por conta do “curriculum”… É que a falta de uma formação acadêmica o “desqualificava”… Hoje percebemos claramente que a formação sindical do Lula o preparou melhor que qualquer universidade. “P. velha” – com o perdão da linguagem franca -, acostumado a lidar com todos os tipos, inclusive com gente perigosa e mal-carater, acabou por estar preparado para os traidores do povo que pululam no Congresso Nacional e, enfim, foi, é e continuará sendo o que de melhor aconteceu em matéria de política na história deste país, superou até mesmo Getúlio Vargas. E tudo por conta de uma coisa simples, agiu como um dono de casa responsável e provedor. Suas negociações com os adversários, sua performance ( principalmente quando quebra o “protocolo”, isto é, quando faz chegar a adversários e aliados, indistintamente, os recursos para a realização de obras e projetos em favor do povão), sua capacidade de delegar poderes… Genial, faz ficar “no chinelo” táticas como as descritas pelo grande Vladmir Ilionove (Lenin) em seu trabalho “Um Passo à Frente, Dois Atrás). O nome de Lula deve necessariamente, creio eu, figurar ao lado de nomes como o de Danton, Robespierre, Leon Davitovich Bronstein (Trotsky), Antonio Gramisci… não por que tenha sido um grande teórico, mas por ter realizado na prática o que nenhum grande teórico jamais realizou. Parabens LUIS INÁCIO DA SILVA. Obrigado Deus, por permitir que pessoas de grande coração ousem tanto e cheguem tão longe!

  • ADELCO MOTA

    Não acredito em DILMA e também não tenho que puxar o saco de LULA. Ele não viu nenhuma irregularidade e nem sabia nada no episodio do mensalão. Votei 2 vezes em FHC, depois votei 2 vezes em LULA. Precisamos alternar o poder. SERRA é muito mais confiável e muito mais experiente. Se você acha que a saúde está boa visite um PRONTO SOCORRO público em qualquer cidade do interior da BAHIA ou mesmo da CAPITAL. Mude, reclame, ou então, continue com a mesmice, já que você se satisfaz com tão pouco.

  • joao dara filho

    DILMA! essa sim é guerreira de verdade,e com um padrinho da melhor e maior qualidade no que se refere a administração publica. pois no dia 31 é 13 .

  • ADELCO MOTA

    …Se voce quiser saber como está a sua segurança, procure uma DELEGACIA para fazer um B.O. por extravio de volume em ônibus intermunicipal. É um jogo de empurra, ninguem está interessado em resolver o seu problema. A grande maioria dos policiais rodoviários assacam os motoristas de caminhões, em troca de propinas. Você faz um B.O. por roubo ou furto e o mesmo é engavetado e você nunca vai ter um resultado. Não aceito falcatruas. Porisso meu voto é de SERRA. Seu passado e sua história é mais confiável.

  • ADELCO MOTA

    Este filme eu já vi outras vezes. Lula tirou DILMA do bolso do colete, mesmo a contragosto de todo o partido do PT. Por que será que êle quer DILMA na presidência? Ora, se você usar um pouco da sua intuição você vai perceber que nada ë de graça.Se DILMA for eleita o seu governo será medíocre e depois de 4 anos LULA estará de novo como tábua de salvação. E se SERRA for o novo presidente? As pretensões de LULA poderão cair por terra. SERRA deverá fazer um ótimo governo superando o governo de LULA e já pensando em se reelegerSERRA não vai perder a oportunidade de deixar o seu nome na história.

  • Ione Alvares Abreu

    Voto na Dilma por ela mesma e pelo Lula, pela vida de luta dos dois. Quem não vota na Dilma não aprendeu a história deste país. A minha geração viveu a história da Revolução de 64 e vê a Dilma como uma guerreira e guerrilheira também, porque negar. Eram as armas que ela tinha pra lutar contra a Ditadura Militar. E ela não foi a única. A lista de guerrilheiros da Revolução de 64 só contém nomes notáveis de brasileiros em sua maioria intelectuais, que hoje são respeitados por sua luta, foram exilados e anistiados. É isso aí Dilma, conte com nosso apoio, vai lá e mostre sua garra.

  • Ione Alvares Abreu

    Oi Marcos,
    posso dar um toque aí no Adelco Mota ou é contra as regras.
    Não resisto a tentação de sugerir a ele que leia “Carta Capital” ou melhor, “Carta Escola” que vai atender as suas necessidades imediatas dele ou não.
    O MInistério da Saúde adverte: Jornal Nacional e Veja queimam neurônios…

  • Elisa Nobre

    Serra! O Brasil da Ética, da Dignidade; dos avanços econômicos e humanos.
    Serra Presidente!

  • Lúcia Helena

    Foi o FHC quem criou o Real, preparou o País para que hoje muitos tenham a cara de pau de não admitir todos os avanços feitos, o próprio PT foi contra a implantação do Real , o bolsa Família tb foi criação de FHC e outros tantos benefícios que o amado Pt de alguns fala que criou mais que na Verdade só mudou o nome do Programa, essa Dilma Rousseff com um passado péssimo, conseguiu falir uma loja de brinquedos , Lula e toda a Família milionária e com dupla-cidadania , vários escândalos e as Pessoas querem se iludir que está TUDO uma Maravilha, que pena depois não adianta só lamentar Vcs serão responsáveis por TUDO o que ainda está por Vir,de minha parte meu voto será extremamente consciente !!!

  • ivan paulista

    Dilma, ela não mente.

  • valdenor lima

    Sou Dilma pois só ela pode dar continuidade o trabalho de Lula

  • Waldeir

    Pela democracia, pela liberdade e pela capacidade gerencial, voto Serra.

  • vitalves

    SERRA!!!
    Por ser indiscutivelmente melhor preparado.

  • Silas

    Esse Serra so sabe falar em generico, ninguem vai vivere so de remedio, o povo precisa é de emprego trabalho, educaçao e saude, isso o Lula ta fazendo e vai continuar com a Dilma, Serra so sabe inventar pedagio nas rodovias, diz que vai aumentar o salario é tudo mentira como governador achatou o salario do servidor publico, nem o pessoal do PSDB gosta dele. Fora Serra, fora FHC e essa cambada do PSDB, Dilma Neles e LULa em 2014.

  • Diego

    Não estou postando aqui para dizer em quem vou votar ou vou deixar de votar, só gostaria de lembrar que voto é coisa seria e devemos avaliar os candidatos o comparar suas trajetórias, ética, preparo, conhecimento.
    Dirigir o pais é coisa seria, vamos deixar o fanatismo ridículo de lado e votar consciente nessa eleição pois depois de seu voto você terá de agüentar 4 anos quem você ajudou a colocar lá então vamos pensar muito bem antes, avalie seu candidato e da oposição veja quantos cargos públicos ele já teve como se saiu nesses cargos o que ele já fez para merecer o seu voto.
    Vote consciente, não por embalo eu por ilusões vote tendo certeza e não se deixe levar por emoções e fanatismo ridículo de partido, vote no mais preparado, no melhor administrador, pois administrar um país exige preparo, conhecimento…

  • santana

    dilma com certeza!!! votar no serra é aceitar o atraso e poe atraso nisso!!!

  • Valdemir

    Parabens, ao responsavel por esta enquete, com certeza é preciso conscietização qto ao voto, mas muito mais é importante perceber quantas vezes seu candidato começou e não foi até o final, portanto sem sombras de duvidas dia 31 de outubro , nr 13 PT.

  • Amaury Rossi

    É SERRA!!!

    É 45!!!

    FORA PETRALHADA!!!

  • jailton santos

    Vou votar na DILMA, porquê ela vai continuar o trabalho do LULA.

  • Luiz

    Serra 45.
    40 anos de vida publica, ficha LIMPA.
    E a Dilma quem é? O que fez?
    Não conheço nada que ela fez.
    Ela não elaborou nem um projeto de Governo para apresentar.

  • ELEITOR DE VERDADE

    EU SOU DO BEM SOU SERRA

  • Gilmar

    Sou Serra pelo bem do Brasil e contra todo o mensalão e corrupção, juros altíssimos e assistencialismos eleitoreiros em trocas de v otos cabresto e todo as articulações por trás do governo imaginário de Dilma, por falar nisso quem é o vice de Dilma, fala sério, tá tão escondido deixa ele botar as asinhas de fora, aliás fora trupe repreensora da liberdade de imprensa, por tudo voto SERRA 45.

  • serra

    sou serra aterr more 45 na cabeça é no coração

Deixe uma resposta