Auxílio Reclusão para família de presos? E a população honesta, como fica?

preso_politico Circula pela internet (claro!) um e-mail indignado e sem repassado em massa sobre o Auxílio Reclusão – um benefício do Governo para a família de presos, como um salário de ajuda enquanto o sujeito está recluso, cumprindo qualquer tipo de pena (mesmo crime hediondo). Mas há uma confusão no e-mail e a indignação nem é tão justificada assim. Se não quer passar atestado de burrice, então leia as coisas e pesquise informações antes de repetir besteiras.

Trecho do e-mail é o seguinte (apenas o exemplo do mais comum que está circulando, pois há várias versões, mas o texto é o mesmo):

auxilio-reclusao-governo-presos

Uma coisa de deixar qualquer pessoa honesta revoltada com o Governo Lula que só parece beneficiar os piores tipos, distribuindo bolsa família, PROUNI, concedendo aposentadoria para trabalhadores rurais etc (#ironia). Mas o e-mail acima está totalmente equivocado e mostra a fonte de seu erro.

Notem que há a indicação de um link do site da previdência, que repito aqui para quem quiser ler a íntegra:
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22

O Auxílio Reclusão é um benefício único, independente do número de filhos e é concedido quando o preso tem dependente (seja marido/esposa, filhos, pais e/ou irmãos). Mas não é determinado pelo número de dependentes e seu valor é único e de no máximo R$798,30/mês enquanto o sujeito cumprir pena.

Notem que trata-se de um auxílio condicionado à Previdência Social e que exige que o sujeito preso tenha contribuído para o previdência. O que poucos sabem é que quando alguém comete um crime, só ele pode pagar pelo que cometeu, já que uma pena é intransferível. Quando se é preso, sua família não pode sofrer por sua culpa e se ficar comprovada a dependência de algum membro, então pode-se solicitar o Auxílio Reclusão.

Assim sendo, não sai do bolso de ninguém o Auxílio Reclusão, mas da contribuição que o preso pagou enquanto trabalhava, como qualquer outro brasileiro. Não é para incentivar vagabundos, já que tais não pagam a previdência. Também não e para cada membro da família dependente, mas um benefício único. Antes de sair repassando as coisas, leia e pesquise a informação. Quando não lemos, passamos atestado de ignorância.

4 comments

  • Moura

    A população honesta tem que continuar ralando e muito pra ganhar o pão de cada dia. Porque infelizmente no Brasil (ainda prefiro viver neste país, abençoado por Deus) nossos governantes só pensam em suas conveniências, é como a velha história dos direitos humanos que só valem para pequenos e grandes infratores que são desumanos.

    Parabéns pelo artigo.
    Saúde, paz e sucesso!
    Abraço,
    Moura

  • Ana Barcellos

    Quando recebi esse email pela primeira vez, na hora fui pesquisar no site da Previdência.

    Respondi à pessoa que achava justo, da mesma forma que acho justo a Previdência pagar a licença maternidade da MINHA empregada.

    Ela me respondeu indignada: você está comparando um bandido com a sua empregada?

    E eu respondi: “não, eu estou comparando um contribuinte com outro”.

    Fico imaginando os filhos de um pai que comete um crime (e sim, todos nós estamos sujeitos a isso, quem nunca comprou um DVD pirata, por exemplo). O que a criança tem a ver com isso? Que pensasse antes? Sim, mas como o Marcos fala no post, um inocente não pode pagar pelo crime do outro.

    Por outro lado, fico aqui me perguntando: quantos bandidos mesmo devem contribuir para a Previdência???

  • Vilma

    Um trabalhador não tem tempo de praticar crime,porém, se acontecer não é justo que seus dependentes paguem pelo seu erro.

  • laine

    Olá pessoal, meu pai é presidiário e minha familia era dependente dele eu minha mãe e mais 3 irmãos, infelismente aconteceu o q aconteceu, não é tão fáicil receber esse auxílio pq o burocracia fala mais alto, além do meu pai apenas eu trabalhava, e meu salário um micharia (salário mínnimo), eu e meus irmão não temos culpa pelo ocorrido, por isso não achu justo descriminações a isso, pq qerendo ou não vc é descriminada como a “filha do ladrão” já superei mais é horrivel saber q no mundo o q mais existe no mundo são pessoas ignorantes. Meu pai fez errado, ele trabalhava muito mais em seu dia d folga ele resolver fazer uma besteira, pq naum suportava trabalhar tanto e não conseguir comprar um brinqedo ou apenas um caderno pra minha irmã estudar moramos d aluguel e isso já piora td, mais do q adinata se lamentar se o pobre fika a cada dia mais pobre e o rico mais rico não é mesmo??

Deixe uma resposta