A gota d’água da falsidade (Movimento Gota D’água)

O que atores têm para nos ensinar sobre questões técnicas da instalação de uma hidrelétrica no Belo Monte (Xingu)? Essa é fácil e eu mesmo respondo: NADA! Apareceu o seguinte vídeo e não estou aqui dizendo que está certo ou errado o que o governo pretende fazer, mas o buraco é mais embaixo…

Ficou preocupado? Eu não.

Em todo o roteiro do vídeo, você viu algum técnico especialista apresentar dados científicos consistentes contra a construção de Belo Monte? E nem achará embasamento teórico ou suporte de acadêmicos à causa dos “artistas globais” se lhes visitar o site proposto.

E nem vou dizer que a ideia é uma cópia do que amiguinho do Leonardo DiCaprio fizerem para conscientizar os Americanos de que deveriam votar nas eleições presidenciais de lá. (veja o vídeo no final. até a Maitê Proença tirando o sutiã é imitação) Eles assumem isso no final do vídeo.

Não sou contra nem a favor da hidrelétrica, mas também não sou bobo de sair acreditando no governo ou em artistas metidos a sabichões… Vá lá…

Alguns absurdos do vídeo nos faz chorar de rir. A hidrelétrica será construída numa das regiões mais úmidas do PLANETA com um dos índices pluviométricos mais altos do PLANETA. Não sabe onde fica o Rio Xingu ou onde será construída a hidrelétrica? Olha o mapa:


Exibir mapa ampliado

Tem coisa melhor que o Google Maps nessas horas? Sem essa de “seca 8 meses do ano”… qualquer criança de quinto ano do fundamental (quarta série de grupo, como diziam antigamente) e que tenha um livrinho de geografia velho em mãos, sabe disso. (está em 51 segundos do vídeo). Outros “erros” do vídeo:

  • 1min36seg = Belo Monte alagará na verdade 540km2. Bem menos que hidrelétricas menores como Tucuruí que alaga 2.850km2.
  • 1min43seg = Hidrelétrica é energia limpa, renovável, mais barata e mais eficiente que qualquer outra atualmente. Além disso o Brasil domina essa tecnologia, sem precisar comprar de outros.
  • 2min27seg = Essa é uma hidrelétrica de fio de água que não afeta o curso do rio e os peixes continuam circulando pela águas livremente.
  • 2min30seg = Nenhuma reserva indígena será afetada e os ribeirinhos continuarão morando e vivendo às custas do rio Xingu. Praticamente não há população a ser deslocada.
  • 2min44seg = Equívoco é ficarmos sem energia para o desenvolvimento do país. Temos um déficit energético e se não agirmos agora, passaremos por novos apagões.
  • 4min13seg = PresidentA Dilma. Nós não queremos parar o crescimento do país por falta de energia. Vai dizer pro seu neto que você não quis o desenvolvimento de sua nação? E você não vai querer ser comparada ao FHC que deixou o nosso país às escuras, vivendo racionamento elétrico por incompetência administrativa.

Querem dar credibilidade ao vídeo só porque são artistas famosos e nos convencer de algo tão sério e importante para o nosso país. O problema energético é grave para o desenvolvimento de nossa nação que está caminhando para assumir um lugar de potência. Se não querem a hidrelétrica e se é perigosa para o meio ambiente, então onde estão as propostas alternativas para nos suprir da energia necessária para mantermos nosso ritmo de desenvolvimento?

O vídeo não tem nenhuma alternativa proposta que seja minimamente viável e séria. Vamos parar com a hidrelétrica e instalar ventiladores? Eu prefiro que se faça de tudo para não termos apagões como os do governo FHC – que foi incapaz de construir infraestrutura mínima para nosso país se desenvolver e crescer.

Mas tem gente que prefere o atraso para que outros não cresçam ou tenha acessos mínimos. E se você rola o vídeo para os 55 segundos eles afirma que “pesquisaram”, mas não citam as fontes. Inclusive o custo que citam é um exagero e mentira. A obra está estimada entre 19 e 26 bilhões de reais.

A questão é que essa é uma obra pública e tem que ser financiado com dinheiro público, com o seu e o meu imposto. Mas queriam o que? Questões energéticas são questões de segurança nacional, que não pode ser entregue ao capital privado.

Concordo que teremos problemas ambientais graves para resolver com uma hidrelétrica daquele porte. Só que não serão artistas sem embasamento que vão me convencer para assinar uma petição à presidentA Dilma.

Agora eu tenho uma pergunta aos artistas do vídeo: Quem está financiando essa campanha deles? Isso não está descrito nem no vídeo, nem no site. O domínio (endereço) está registrado no nome do Sérgio Passarella Marone e hospedado no exterior. Eu não acredito nessa historinha de que tudo é doação e de que não há outros interesses ocultos ou financiamentos ideológicos. Aqui a campanha deles para arrecadar grana: Projeto Gota D’água.

Ah! Claro! Minhas fontes:

O vídeo do DiCaprio é bem mais inteligente e luta por algo realmente importante para a sociedade discutir: a democracia!

30 comments

  • Leonardo

    Marcos, por favor, pare de disseminar ignorância… É lógico que os atores estão apenas “atuando” dentro desse movimeto. Todavia, se esta atrás de PhD’s, doutores, e epecialistas que embasaram toda a argumentação, faça o favor de ler o estudo ambiental feito em 2009: http://www.internationalrivers.org/files/Belo%20Monte%20pareceres%20IBAMA_online%20%283%29.pdf

  • Valeu pela dica Marcos, e como todas as pessoas do Sul e Sudeste o Norte também que se deselvolver.

  • Miller Miranda

    Parabéns pelo POST fico feliz de ver que existem pessoas que não são tão facilmente manipuladas!

  • ROSANA

    NÃO É BEM assim a historia dos ribeirinhos não,eles serão tirados da sua moradia .o governo nao sabe onde vao por as familias dali retiradas
    devem fazer o que fizeram com os moradores de balbina manaus os colocaram provisoriamente estão assim ate hj. muitos vendem farinha para sobreviver!!!!
    e vai reduzir o curso do rio sim pelo menos em 30% vai alagar areas enormes de mata gerando muirta poluiçao com o alagamento 3 cidades diretamente e 11 cidades serão prejudicadas.
    foraa poluição das turbinas, depois da usina pronta ela não irá gerar muito metano .
    ele com certeza nao custará só miseros r$ 30 bilhões ela poderá custar 50 essa é a estimativa. que fika bem escondida
    ela vai ter os canais que irão cortar as matas os animais dessa mata vão para onde ????/os entulhos da constução ainda estão sem rumo definidos .
    ele gerará nada empregos na sua construção sim ela vai mas depois de pronta empregará mais ou menos 3.500 a 4.000 empregos sim bastante mas a que custo isso……… ai tem os índiossssss que vão dar outras casa para eles !!sim tira eles da sua origem joguem ali olha eu não consigo ler tanta coisas que a meu ver não são verdades……… obrigadda

  • William Faria

    O Brasil, sem energia? O que nao falta e dinheiro em bolso de empresa privada!

    • Fernando Morais

      pois eles que invistam do dinheiro deles…. a realidade é que a nossa taxa é uma das mais caras que do mundo… e olha que a manutenção e todo o resto é custeado com o dinheiro publico,pois o que não falta é concessão de empréstimos e financiamentos para essas empresas que dizem ser privadas… que falta de consciência publicas você…

  • Pâmella Nogueira

    “Em todo o roteiro do vídeo, você viu algum técnico especialista apresentar dados científicos consistentes contra a construção de Belo Monte?”

    Se tivesse, a maioria não assistiria.

    “E nem vou dizer que a ideia é uma cópia do que amiguinho do Leonardo DiCaprio fizerem para conscientizar os Americanos de que deveriam votar nas eleições presidenciais de lá.”

    Se você mesmo disse que eles assumiram ser um plágio, qual o problema? Saiu uma notícia na semana retrasada de que o Leonardo Di Caprio gostou tanto do plágio que gravará um vídeo apoiando a campanha. O problema nos EUA é que várias pessoas não querem votar. No Brasil, é a construção de uma hidrelétrica enorme. O que tem de mal em reaproveitar uma ideia?

    Não estou aqui para discutir o mérito dos atores, todavia, acho que se no vídeo tem muitos erros, nesta postagem do blog tem tantos ou mais.

    “4min13seg = PresidentA Dilma.”

    Por que você escreveu isto? Como candidato a crítico, você sabe que no nosso lindo português admite-se “A Presidente” ou “A Presidenta” para o feminino de “O Presidente”, né? Procura no Google!

    É só minha opinião.

  • Valéria

    Tem como tirar o nome da petição?

  • Muito esclarecedor o seu post. Confesso que, enquanto assistia o vídeo, me segurei para não tweetá-lo (essa palavra existe?) ou compartilhá-lo. Ainda bem fui até o final e li suas considerações :-).
    Parabéns, Marcos! Ótimo trabalho!

  • Fransa

    O video parece ser de estagiário de faculdade de 2a. linha.
    Os argumentos ridículos.
    Os artistas são de novelas.
    Precisa falar mais?

  • Claudio

    O que levou os atores da Globo a participar do movimento GOTADAGUA e estrelar um vídeo ridículo sobre Belo Monte, articulando bobagens e mentiras deslavadas, ancorados na mais escancarada desinformação? O que os motivou a dizer idiotices sem precedentes, passando um incrível atestado de ignorância no assunto? Precisam de um roteiro melhor pra encenar! Precisam se informar, como cidadãos, antes de prestar esse deserviço ao país! Chega de tentar influir no debate como se fossem celebridades!

  • simone

    Concordo que o video é uma obra global medíocre e patética!!! mas falar que a construção de Belo MOnte não vai ter impactos ambientais e SOCIAIS é tão ignorante como achar que os atores globais entendem de ecologia…. como foi citado o Estudo de Impacto Ambiental q foifeito e ignorado… pq esses impactos já estão acontecendo e sendo ignorados pq o que manda é o capital, afinal a quem vai servir e interessar mais essa obra. E p/ mim isso é dicurso de gente muito mal informada ou de algum engenheiro ou executivo que trabalhe p/ Norte Energia

    Algumas reportagens recentes:
    http://www.brasildefato.com.br/node/6838
    http://www.brasildefato.com.br/node/8930

    ESte site mostra bem o outro lado da moeda
    http://www.xinguvivo.org.br/

  • Karollyne

    Lemos,
    gosto muito dos seus posts, e frequento seus blogs sempre que posso, e sei que você publica material de qualidade. Trabalho com direitos humanos e sou especialista em desenvolvimento sustentável.
    Sem alusões a atores globais, mensagem subliminar ou conspirações….falando sério. A construção do Belo monte é de extrema importância para o desenvolvimento e o crescimento econômico do nosso país. Porém, existem alguns agravantes que não podem ser ignorados. As pessoas.
    Existe naquela região uma população significativa de ribeirinhos e indígenas que dependem do ecossistema para sua sobrevivência. Por maior que seja os níveis pluviométricos, existe um período em que as águas baixam, e com a construção do Belo monte, parte da área secaria nesse período, comprometendo a vida animal, vegetal e humana existente ali. De fato, podemos pensar: mas o que eu tenho a ver com isso…..que se exploda o mundo eu não fico sem meu banho quente e sem meu acesso a internet….o fato é que o Brasil está indo na contra-mão investindo em combustíveis fósseis e hidrelétricas enquanto o mundo busca alternativas sustentáveis. Precisamos pensar melhor. O que queremos… crescimento a curto ou a longo prazo? A forma como estamos encarando os nossos recursos naturais, a nossa cultura e a nossa gente, é insustentável e burra.

  • claudete

    Concordo com vc Simone……!!!!!!!

  • Taciana

    Marcos, assisti ao vídeo dos globais, depois li seu post, de tudo ficou para mim o seguinte: pesquisar e discutir, ouvir e refletir, todos temos direito a informações completas. Nem vilão, nem mocinho, não estamos discutindo uma novela, mas decisões que trarão consequências drásticas. Não podemos ver só um lado – Desenvolvimento, sem pesar o custo (social, ambiental, cultural …)
    Meu conselho a todos analisem sem paixão, mas com razão, depois apoie.

  • Giorgio

    Continua a luta PTistas x Globo, como se os interesses de ambos fossem diferentes. Não existe partido mais revisionista que essa liga que o PT formou com Pecedobê, PSB e todos os outros de mesma linhagem. Kd a revolução armada e proletária? Não seguem e nuncas seguiram os princípios que vomitam e ficam aí se gabando de estarem no “poder”, representando grandes industriais e sustentando a mídia porca e mundana. O que seria do PT e dos PTistas se a globo fizesse boa propaganda desse aglomerado de revisionistas? Que fique nos bastidores.

    Sobre a hidrelétrica, além de ser uma tecnologia burra, na qual o Brasil é especialista, provem de uma ordem do próprio BIRD. Aliás, essa questão é discutida há muito tempo, desde a época da Eletronorte, quando ocorreu aquele fato em que durante uma renião com os índios do Xingu, em Altamira – PA, a índia Tuíra se levantou e colocou um facão no rosto do Sr. José Antônio Muniz Lopes que, no governo FHC, tornou-se Presidente da referida autarquia. A vantagem para o BIRD é que agora é uma presidente do PT, aquele mesma agremiação especialista em enganar trabalhadores.

    Ademais, serão 30 bilhões para o consórcio vencedor, formado pelas mesmas indústrias que apoiaram financeiramente campanhas eleitorais do PT, como a Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e a Andrade Gutierrez.

    Quanto à grafia, a norma culta, a do português falado e escrito corretamente, exige o uso do termo PresidentE, independente do sexo da pessoa que preside alguma instituição, isto porque o termo presidente não tem sexo, não é substantivo masculino. Tivemso muitas presidentes de bairro mais honradas que essa que governa o Brasil e nem por isso se mudou a grafia correta.

  • leo alves

    isso mesmo os mais interessados na nao construção da belo monte sao o sul e sudeste porque se o norte e nordeste tiver recusrsos energéticos a industria vão migrar para o nordeste umfato que ja estar acontecendo.porque essa gota do caralho nao fas um manifesto para desativar as usinas de angra dos reis?

  • Helen

    Vamos aregaçar as mangas e tomar atitudes para não se arrepender depois

  • José Hector

    -É pensando por esse lado bem mais esclarecedor e direto
    com fontes e provas da obra …
    Não tenho duvidas eles deveriaõ ser mais convicentes e dinâmicos com propostas concretas e nao subliminares que
    eles deixarão no ar no video, aproveitaraõ de sua fama para um proposito que serio e que mal sabião informar com concretização!!!
    #FATO

  • gislene

    vai nessa, afinal quem se importar com o meio ambiente, acabe com tudo mesmo desde que tenha energia pra usar nos seus computadores, ipad, ifones, e todas as mais novas tecnologias que existe, afinal quem precisa de ar pra respirar, ninguem né.
    tem gente cego mesmo viu…

  • Medievahllya

    Olha, nem tou por dentro de tudo ainda, estou procurando informações. Não vou discutir nada sobre isso, mas a sua primeira frase foi ridícula. Sou historiadora e atriz (oh, não sou global… ) e dizer que um ator não pode dar sua opinião pq não é um “especialista” é ridículo. Tenho meu pé atrás com esse vídeo, mas calma lá. Parece que vc está dizendo que ator é burro e só serve pra decorar papel.

  • juliana

    estou msm ficando com nojo ,dos representantes q temos .

  • Junior

    Tá só quero deixar claro uma coisa, eu moro em Santarém no Pará e realmente é uma região com um alto índice pluviométrico sim. Entretanto a coisa funciona mais ou menos como temos no video, aqui nós temos um período de cerca de 5 meses com muita chuva praticamente todos os dias e o dia inteiro e temos um período de 7 ou 8 meses em que fica meses sem chover caindo uma chuvinha ou outra raramente. Eu sei muitos devem ouvir que em Belém chove quase todos os dias, mais a Amazônia é imensa e tem suas variantes climáticas. Então posso te garantir que aqui temos seca sim durante esse período sem chuvas os rios secam demais consulte outras fontes e reveja seu post.

  • Andreia

    Bom se eles são especialistas ou não, vale a pena apelar para pessoas expostas, pois despertará a curiosidade dos leigos sobre o assunto, que ficam perdendo tempo com tanta besteira na net, dai poderão opinar se concordam ou não com a construção, o fato é que o Brasil precisa rever seu Plano Decenal de Expansão de Energia, porque além dessas existem planos para termo por exemplo, só em Suape já existem 3 sendo instaladas,INFELIZMENTE!
    Vale a pena ler

    http://www.mespe.com.br/profiles/blogs/questao-energetica-quem-decide

    http://www.mespe.com.br/profiles/blogs/mais-hidreletricas-e-termelericas-ate-2021?xg_source=facebook

  • Maria Cavalli

    Meus querido, estão acabando com a natureza em nome do crescimento e desenvolvimento . Tenho saudades do cheiro de mato e aguá sem cloro, das noites com cheiro da vela clareando o jantar das conversas com meus irmão das brincadeiras de sombra feitas com as mãos. Tenho 44 anos, quando tinha 7 anos qualquer lugar que avia uma pequena vertente ou riacho bebíamos aguá; hoje em nome do crescimento estamos sendo soterrados vivos por prédios e empresas e em consequência temos uma péssima qualidade de vida. E muito mais pobreza e miséria o teu egoismo por crescimento e desenvolvimento vai fazer teus filhos e netos sofrerem e muito com tudo que esta acontecendo o crescimento nem sempre é o melhor.

  • Marcelo Gil

    A globo só copia, esses caras só entendem de roteiro de novela.

  • Nós precisamos unir forças para que nossos descendentes não sofra as consequências de pessoas que só estão preocupados com si próprio,pois sim,se estivesse preocupado com seus descendentes,esses políticos barreria essa besteira de acabar de vez com o nosso maior patrimônio,que é a vida,no entanto não vise os lucros,mas sim,vise a vida,a fauna,a flora.Na minha concepção o tal progresso da humanidade,é o regresso da bio diversidade,vamos falar não a burrocrácia e sim a vida.

Deixe uma resposta