36. Igreja e Bioética.

[Mais sobre esse assunto, leia o artigo 24. Pesquisas e a vida humana, também neste blog.
Basta clicar no título ou procurar no índice este e outros temas.]

Verificando o site da CNBB (http://www.cnbb.org.br/) descobri um link bem interessante. Eles selecionaram alguns textos e comentários sobre o tema da vida e bioética. Vale a pena conferir os textos e selecionar o que considerar interessante ler e aprender.

Tratam de temas como a eutanásia, o aborto em suas mais variadas formas e justificativas, células tronco e outros temas relevantes à vida humana e sua manipulação pela ciência e as implicaçãos disso.
Não são todos textos oficiais, mas a posição de muitos pensadores, cientistas e também teólogos.

Indicam primeiro a leitura de dois textos oficiais da Igreja.
A carta encíclica de João Paulo II – EVANGELIUM VITAE – sobre o valor e a inviolabilidade da via humana.
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031995_evangelium-vitae_po.html

Esse é um documento que deve ser lido na íntegra. Tem passagens e ensinamentos maravilhosos:

“O Evangelho do amor de Deus pelo homem, o Evangelho da dignidade da pessoa e o Evangelho da vida são um único e indivisível Evangelho.”
E, citando o Concilio Vaticano II:
“« Tudo quanto se opõe à vida, como seja toda a espécie de homicídio, genocídio, aborto, eutanásia e suicídio voluntário; tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, os tormentos corporais e mentais e as tentativas para violentar as próprias consciências; tudo quanto ofende a dignidade da pessoa humana, como as condições de vida infra-humanas, as prisões arbitrárias, as deportações, a escravidão, a prostituição, o comércio de mulheres e jovens; e também as condições degradantes de trabalho, em que os operários são tratados como meros instrumentos de lucro e não como pessoas livres e responsáveis. Todas estas coisas e outras semelhantes são infamantes; ao mesmo tempo que corrompem a civilização humana, desonram mais aqueles que assim procedem, do que os que padecem injustamente; e ofendem gravemente a honra devida ao Criador »”

– O outro documentos que citam é da Congregação para Doutrina da Fé – Instrução sobre o respeito à vida humana nascente:
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19870222_respect-for-human-life_po.html

Serve bem como um direcionamento para entender a linha de pensamento da Igreja.

– Para o site da CNBB direto aos demais textos clique: http://www.cnbb.org.br/index.php?op=pagina&chaveid=236

.

Deixe uma resposta