27. Documentos sobre Maria

[conforme prometido, seguem alguns links de textos do Magistério da Igreja sobre o tema mariológico.]

Segue abaixo alguns links de textos oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana que tratam do tema mariológico e que podem ajudar a entender melhor os argumentos da Igreja sobre a Mãe de Deus.

Cito antes trecho do Motu Proprio Credo do Povo de Deus, do Papa Paulo VI (parágrafos 14 e 15):

“14. Cremos que Maria Santíssima, que permaneceu sempre Virgem, tornou-se Mãe do Verbo Encarnado, nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo; e que por motivo desta eleição singular, em consideração dos méritos de seu Filho, foi remida de modo mais sublime, e preservada imune de toda a mancha do pecado original; e que supera de longe todas as demais criaturas, pelo dom de uma graça insigne.
15. Associada por um vínculo estreito e indissolúvel aos mistérios da Encarnação e da Redenção, a Santíssima Virgem Maria, Imaculada, depois de terminar o curso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celestial; e, tornada semelhante a seu Filho, que ressuscitou dentre os mortos, participou antecipadamente da sorte de todos os justos. Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no céu a desempenhar seu ofício materno, em relação aos membros de Cristo, cooperando para gerar e desenvolver a vida divina em cada uma das almas dos homens que foram remidos.”

.

REDEMPTORIS MATER sobre a Virgem Maria na vida da Igreja – João Paulo II
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031987_redemptoris-mater_po.html

MARIALIS CULTUS – Sobre o culto a Maria – Paulo VI
http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19740202_marialis-cultus_po.html

MUNIFICENTISSIMUS DEUS – Definição do Dógma da Assunção de Maria – Papa Pio XII
http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus_po.html

AD CAELI REGINAM – Sobre a Realeza de Maria – Papa Pio XII
http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_11101954_ad-caeli-reginam_po.html

Audiência de Catequese – João Paulo II
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/1998/documents/hf_jp-ii_aud_29041998_po.html

SIGNUM MAGNUM – Culto a Maria, Mãe da Igreja e Modelo de Virtude – João Paulo II
http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/apost_exhortations/documents/hf_p-vi_exh_19670513_signum-magnum_po.html

INEFFABILIS DEUS – Bula de definição do Dógma da Imaculada Conceição de Maria – Papa Pio IX (baixar em PDF ou Leia aqui – tradução site Montfort)

.

Este é um tema muito delicado e merece muita atenção e estudo de nós católicos. Como já foi citado no artigo 26 deste blog, os dógmas referentes a Maria têm um carater Cristológico fundamental para compreender-se quem é Jesus e evitar heresias.

2 comments

  • Tiba

    BAcana hien Marcos, parabéns, que orgulho do meu amigo teólogo!! sempre amando a Igreja e propagando a verdade que Ela ensina!!! vá em frente, é isso aí!! é a juventude Católica fazendo a diferença! Kaire Maria kecharitomene!

  • MEU MUNDO É AQUI - CRÍTICO

    Nossa, eu não conhecia esse seu lado cristão, estou orgulhoso de ti amigo, pois sou católico também e amo minha religião!
    Parabéns pelo seu trabalho, fique na paz!

Deixe uma resposta