14. Ensaio sobre a Cegueira

O filme acaba de ser lançado no Festival de Cannes, baseado na obra do escritor português José Saramago – Ensaio sobre a Cegueira – onde para a telona tem o nome de “Blindness” – de Fernando Meirelles (Brasileiro), mas o filme é uma parceria de diversos países e que conta com muitos atores conhecidos. Nem é preciso dizer que recomenda-se a leitura do livro antes de se ver o filme. Estranho é fazer tal recomendação que poderia parecer óbvia em outras culturas, mas na brasileira, infelizmente, não tem-se o hábito de ler (não custa insistir!).

Tive a oportunidade de ler isso em 2002, e o fiz por três vezes seguidas. É uma leitura difícil, aterradora, em alguns momentos, diante do realismo em que cenas são descritas. E, nem é preciso dizer o quanto é brilhante – o que seria redundante; brilhante e genial vêem somados ao nome José Saramago.
Profundamente descritivo, de personagens sem nome ou mesmo histórias, conta-se de uma epidemia de “cegueira-branca”. Todos estão cegos, por todo o mundo, inesperadamente.

Diante disso, não é preciso também dizer do caos que instaura-se por toda parte. A humanidade perde-se daquilo que a faz humana.

Segue o trailer do filme. Como ainda não pesquisei, não sei quando será a estréia aqui no Brasil.

(Legendado em português – link do youtube)

Deixe uma resposta